adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Delegados Federais terĂ£o voz na escolha do Diretor-Geral da PF

Foi dado, em 27 de agosto de 2014, o primeiro passo rumo à maior justiça e legitimidade na escolha do próximo Diretor-Geral da Polícia Federal. Neste dia foi realizada a primeira reunião da comissão eleitoral formada por representantes da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) e da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (Fenadepol), que ficará responsável por coordenar o sistema que pretende saber a opinião de todos os delegados da PF sobre a composição da lista tríplice para uma escolha técnica do próximo dirigente máximo da PF.

 

Durante a reunião foram escolhidos presidente e secretário da Comissão Eleitoral os Delegados Federais Edvandir Felix de Paiva e Rogério Sales. Também fazem parte dela: Marília Ferreira de Alencar; Nilson Vieira dos Santos; Nício Brasil Lacorte e Sérgio Fidelis Brasil Fontoura.

 

Confira a Resolução Conjunta 02.

Confira o Edital de Convocação.

Confira a Resolução Conjunta 01.

 

O Presidente da ADPF, Marcos Leôncio Ribeiro, confirma que a iniciativa nasceu de deliberações do VI Congresso Nacional dos Delegados de Polícia Federal, realizado no Espírito Santo em abril. “Houve o entendimento de que, como forma de colaboração com a presidência da republica e o Ministério da Justiça, seria salutar a formação de uma lista de nomes com ampla legitimidade na carreira, para uma escolha técnica e legítima do cargo Diretor-Geral da Polícia Federal”, comentou.

 

O processo de formação da lista tríplice para indicação do Diretor-Geral será dividido em duas fases, ambas com votação direta e secreta, cujo processo será conduzido pela comissão eleitoral composta pelos representantes da ADPF e Fenadepol. São eleitores todos os Delegados de Polícia Federal, ativos ou inativos, independente de pertencerem aos quadros da ADPF ou sindicatos filiados à Fenadepol, de todas as classes da carreira.

 

O Presidente da Fenadepol, Antônio Barbosa Góis, espera que os próximos Presidente do Brasil e Ministro da Justiça aceitem a lista, que representa a vontade de toda a categoria. “Esse é um pleito antigo dos Delegados Federais. Há pelo menos 12 anos temos essa demanda e agora, com essa união entre a ADPF e Fenadepol, podemos realizar esse processo de escolha dos três nomes”, comentou.

 

A votação será realizada por meio de sistema eletrônico de votação especialmente desenvolvido por empresa contratada pela ADPF, em anuência da Fenadepol. As senhas para acesso ao sistema eletrônico de votação serão secretas e randômicas, enviadas para o e-mail cadastrado de cada votante. Na primeira fase, os Delegados Federais votarão em três nomes, exclusivamente por meio de sistema eletrônico de votação. Na segunda fase os seis candidatos mais votados participarão de nova votação, para composição da lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Justiça e à Presidência da República, em data e forma a ser acordada com a coordenação da campanha do Presidente eleito nas Eleições 2014.

 

 

 

Fonte: Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF)