adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Delegados e policiais concluem curso ministrado por instrutores do FBI

Foi encerrado na última sexta-feira (11), o Curso de “Entrevista e Interrogatório”, promovido pela Academia de Polícia Civil (Acadepol) em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e a Embaixada Americana no Brasil. O curso teve início na segunda (08) e faz parte da preparação dos policiais para a Copa do Mundo de 2014.

 

Estiveram presentes no encerramento o Subsecretario de Segurança Pública, Ricardo Sérgio Costa de Oliveira – representando o Secretário de Segurança Pública, General Eliéser Girão Monteiro Filho –, o Delegado Geral de Polícia Civil, Adson Kepler Monteiro Maia, a Delegada Geral Adjunta, Maria do Carmo Alves Macedo, o Diretor de Policiamento da Grande Natal, Matias Laurentino dos Santos Filho, e o Diretor de Ensino da Acadepol, Osmir Monte.

 

Ao todo, 46 policiais entre civis e militares participaram das aulas, que ocorreram na Escola de Governo, localizada no Centro Administrativo. O curso foi ministrado pelos instrutores americanos do FBI – Federal Bureau of Investigation (Agência Federal de Investigação dos Estados Unidos), Gregory Boosalis, Gerald O´Callaghan e Jimmy Hammock.

 

Para o delegado da Deatur, Daniel Couto, o curso serve de base para os procedimentos policiais que envolvem interrogatórios, oitivas de vitimas e testemunhas. “Eles nos capacitaram para se ter uma melhor qualidade nesses depoimentos, nesses termos de declarações, com várias técnicas policiais de aproximação, de abordagem, e principalmente de conexão, de criar um laço com a pessoa que você está interrogando, quer ela seja suspeita, quer ela seja vítima. Com o conhecimento técnico que o FBI nos passou, podemos prestar o serviço de polícia judiciária com maior qualidade ao cidadão”, afirmou.

 

Segundo o Diretor de Policiamento de Natal e Grande Natal, delegado Matias Laurentino, esse foi um curso inédito na polícia potiguar. “Nós estamos recebendo especialistas renomados na área, portanto essa é uma oportunidade para renovar o conhecimento nesse tema”, salientou.

 

O Subsecretário de Segurança, Ricardo Sérgio, ressaltou que como ex-diretor da Academia continua se preocupado com a capacitação dos policiais e que vê em um curso como esse a oportunidade dos alunos poderem aplicar os conhecimentos adquiridos, prestando um trabalho de melhor eficiência à população.

 

O Delegado Geral, Adson Kepler, concluiu: “Essas oportunidades que são criadas hoje para que os policiais sejam capacitados não existiam há 16 anos, quando ingressei na Polícia Civil, mas é uma meta da minha administração, junto da Academia continuar capacitando mais policiais para se ter uma polícia de melhor qualidade”.

 

O próximo curso de preparação acontece entre os dias 22 a 28/04 na sede da Acadepol, dessa vez com o tema “Enfrentamento a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, para um total de 30 alunos.