adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Seminário "Para elas, por elas, por eles, por nós"

Nos dias 11, 12 e 13 de Novembro ocorreu em Santana do Matos o Seminário: "Para elas, por elas, por eles, por nós"; realizado pelo Ministério da Saúde e Universidade Federal de Minas Gerais em parceria com Secretaria Estadual e Municipal de Saúde. O evento recebeu representantes de toda região do Seridó, secretários e membros de entidades ligadas a programas de cuidados a saúde da mulher.

 

O Projeto Atenção Integral à Saúde da Mulher em Situação de Violência, promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais, se insere nesta temática e tem como objetivos principais a capacitação de profissionais, a organização da Rede de Atenção e a produção de conhecimento e de material científico, estratégias importantes para prover o cuidado à mulher da cidade, do campo e da floresta, que vivenciam esse tipo de situação.

 

Nessa perspectiva, vários seminários vêm sendo realizados em diversas regiões do país, promovendo o encontro de profissionais e de saberes e práticas, constituindo espaço de agregação e produção de conhecimentos específicos sobre a violência vivida pelas diferentes mulheres brasileiras. Daí o nome do seminário: um projeto destinado às mulheres, mas produzido por elas e por eles (os homens), enfim por todos nós!

 

A Delegada de Santana do Matos, Paoulla Maués, compareceu ontem (13) ao evento em Santana do Matos, representando a ADEPOL-RN e a Polícia Civil, considerando que estes órgãos de Segurança pública possuem interesse direto na aplicação de políticas de prevenção e repressão de enfrentamento a violência contra mulher. Na ocasião, foi firmada parceria entre a Polícia Civil de Santana do Matos e a Secretaria de Saúde no combate a esse tipo de violência, bem como a execução de projeto de capacitação dos policiais da Delegacia Municipal de Santana para melhor atender as mulheres vítimas de violência.

 

Em agosto de 2007, a Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e demais Ministérios, constituíram um Fórum Nacional Permanente de Enfrentamento à Violência contra as mulheres do Campo e da Floresta, Portaria nº 42 de 23 de agosto de 2007 – SPM.

 

O Território do Seridó está inserido entre os 10 Territórios da Cidadania onde o Fórum Nacional acompanha a implantação destas medidas, sendo que o município de Santana do Matos foi selecionado para sediar o Seminário Para elas, por elas, por eles, por nós!