adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Plano Estratégico de Segurança para Copa é apresentado no Rio

O Ministério da Justiça entrega, na terça-feira (3/7), no Rio de Janeiro (RJ), o planejamento estratégico de segurança da Copa do Mundo FIFA 2014 para os secretários de segurança pública dos 12 estados-sede e para o Comitê Organizador Local do evento. Será durante reunião do secretário Extraordinário de Segurança para Grandes Eventos, Valdinho Jacinto Caetano, com os secretários de segurança pública dos estados que receberão jogos do torneio.

 

Responsável pela coordenação e a execução das ações de segurança da Copa de 2014 e de outros eventos (Jornada da Juventude, Copa das Confederações, Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2016), a secretaria coordenou a elaboração do plano estratégico, em conjunto com as três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e com a Gerência-Geral de Segurança do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, e agora oficializa a entrega do plano aos estados.

 

O planejamento estratégico prevê como será atuação de todas as forças policiais de segurança, de defesa civil e de serviços públicos durante a Copa de 2014. O escopo do planejamento tem como objetivo a integração das instituições de modo a deixar um legado de segurança para o Brasil.

 

Criada em agosto de 2011 na estrutura do Ministério da Justiça, a Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos vai integrar as forças policias de segurança pública e defesa civil existentes no país, além de criar padrões de atendimento e treinamento para deixar ao país um legado de segurança, tanto do ponto de vista tecnológico, como de infraestrutura e capacitação.

 

É sua missão promover a integração de polícias dos estados das 12 cidades-sede com as Polícias Federal e Rodoviária Federal, além da Força Nacional de Segurança Pública e de polícias estrangeiras, como a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Essa integração vai envolver também outros órgãos federais, estaduais e municipais (ABIN, Forças Armadas, Receita Federal, Anvisa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, concessionárias de energia, gás, luz, etc).