adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

"POLICIAIS FAZEM MILAGRE", diz secretária em AUDIÊNCIA PÚBLICA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.

A Associação dos Delegados de Polícia do Rio Grande do Norte (Adepol) participou nesta quinta-feira, 27 de abril, de uma audiência pública na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, com o objetivo de aprofundar o debate sobre os motivos do aumento da quantidade de homicídios no Estado.

Várias autoridades apresentaram uma radiografia dos problemas que alimentam a violência instalada nas ruas.

Para a Adepol, o que ficou claro é que a sociedade reconhece o esforço descomunal das duas polícias que compõem o Estado, mas enfatiza a necessidade de maiores investimentos e destinação de recursos para reaparelhamento, estruturação e aumento de efetivo da Polícia Investigativa. 

A Adepol foi representada institucionalmente na audiência pela delegada Karla Viviane, que falou da importância da investigação criminal, desempenhada pela Polícia Civil, para o combate à impunidade.

Um dos momentos esclarecedores da audiência foi a palavra do Delegado Geral da Polícia Civil, Correia Júnior, que lembrou do abandono das carreiras policiais por parte dos últimos Governos, que só fizeram dois concursos públicos para contratação delegados nos últimos 20 anos, gerando carência de efetivo.

A nova secretária de Segurança, delegada Sheila Freitas, disse que os policiais do RN estão fazendo milagre todos os dias diante da falta de estrutura na pasta da segurança.

O especialista em políticas e gestão em segurança, Ivênio Hermes, apontou a falta de valorização do capital humano como um os itens da lista de problemas. Segundo ele, a quantidade de policiais é pouca e a atenção dada à qualificação é frágil por falta de gestão adequada do Estado no setor de recursos humanos. Ivênio atestou que da forma que o aparelho estatal funciona hoje, todas as ações, por mais efetivas que pareçam pontualmente, não vão resolver o problema dos homicídios pois é necessária uma política sistêmica de Segurança Pública.