adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Prefeitura promove seminário sobre o combate à exploração sexual contra criança e adolescente




Defender os direitos das crianças e adolescentes, combatendo a exploração sexual. Com esse objetivo, foi criado, em 2000, através de Lei Federal, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Criança e Adolescente. O dia de hoje (18) marca essa luta e a Prefeitura do Natal realiza, no Hotel Imirá um seminário sobre o tema, reunindo palestras e debates.

"A intenção do dia 18 de maio é destacar a data para mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes", explicou a secretária da SEMTAS, Ilzamar Pereira, organizadora do Seminário.

O prefeito de Natal, Carlos Eduardo, disse: "Temos a obrigação de trabalhar diariamente no combate ao abuso sexual. Como gestores públicos, temos que trabalhar na prevenção e repressão a esse tipo de ato. Mas precisamos contar com as famílias que são as células principais da sociedade. A exploração e abuso sexual devem ser fortemente reprimidas, até porque elas deixam marcas para sempre".

Um dos instrumentos de combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes é o Disque 100. O serviço recebe, encaminha e monitora as denúncias de violência. Funciona 24 horas, inclusive fins de semana e feriados. Dados obtidos pelo Disque 100 apontam que 80% das vítimas de violência sexual são do sexo feminino.

"É um dever de todos o combate a essa pratica. E ela só pode se dar através da denúncia. Para isso temos o Disque 100 para que a justiça possa ser feita", relembrou Carlos Eduardo. No Rio Grande do Norte, em 2015, segundo dados da Delegacia da Criança e do Adolescente, 344 casos foram registrados.

Após a cerimônia de abertura teve início a Mesa Redonda "O Enfrentamento do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes: Desafios do cenário contemporâneo.

A mesa foi coordenada por Auricéa Xavier de Souza e teve como Facilitadora Raquel Delgado. Camila Araújo (Conselheira Tutelar da Região Oeste), Marconi Melo (Promotor de Justiça), Dulcinéia Costa (Delegada da DCA), Fabíula de Paula (Representante da SME), Gílson de Medeiros Costa (Coordenador do Programa Vira Vida/SESI) e Valesca Souza (Psicóloga do CREAS Sul/SEMTAS) foram os palestrantes. Compareceram ao evento a vereadora Júlia Arruda e o Secretário de Comunicação Heverton Freitas.

DIA NACIONAL

Criado por Lei, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Criança e Adolescente relembra um fato triste acontecido em Vitória/ES, no ano de 1973. Justo no dia 18 de maio, uma menina capixaba foi sequestrada, espancada, estuprada, drogada e assassinada. Seu corpo foi encontrado, seis dias, depois desfigurado. Seus agressores jamais foram punidos.

 

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação
Edição: Assessoria de Comunicação da Adepol RN
Foto: Alex Régis / SECOM PMN