adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Secretária de Segurança do RN analisa casos de violência em Mossoró

A secretária de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Kalina Leite, falou com a imprensa na tarde desta terça-feira (22) sobre a morte do soldado da Polícia Militar, Wildney Alves de Andrade, na tarde de ontem, em um cartório no centro de Mossoró, e fez alguns esclarecimentos sobre os demais crimes ocorridos na mesma noite naquela cidade.


O policial teria reagido à ação de dois bandidos que renderam funcionários e clientes no local. Na troca de tiros, o PM foi baleado e morreu quando estava sendo socorrido para o Hospital Tarcísio Maia. 


Aos jornalistas, a titular da Sesed lamentou a morte do policial. “Reconhecemos a dedicação e a bravura do soldado Wildney, que por instinto de proteger a população, perdeu sua vida”, disse.


Kalina Leite aproveitou para analisar as outras cinco mortes ocorridas na mesma noite, em Mossoró (leia aqui). “É prematura qualquer análise que relacione esses assassinatos com a morte do policial militar. Infelizmente, temos registrados em Mossoró alguns picos de crimes, o que não seria uma exclusividade em função do triste fato envolvendo o policial”, disse.


Ainda sobre a morte do policial militar, a secretária garante que toda a estrutura da Sesed encontra-se disponibilizada para apurar o ocorrido, identificar e prender os acusados.

“As Polícias Militar e Civil estão em diligências. As imagens do circuito interno do cartório já foram analisadas e alguns suspeitos identificados. A Polícia não vai sossegar enquanto os responsáveis não forem presos. Recomendamos que se entreguem. Não admitimos morte de nenhum cidadão”, destacou Kalina Leite.


Crimes violentos letais intencionais caem 6,3% em 2015


Quanto à pesquisa divulgada nesta terça-feira (22) pelo Atlas da Violência 2016, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), a secretária reconheceu os dados da pesquisa e destacou as reduções conquistadas pela atual gestão.


“De forma bem transparente, a Coordenadoria de Informações Estatística e Análises Criminais (COINE) da Sesed contribuiu com os estudos do IPEA e FBSP. Destacamos que as ações de segurança pública conseguiram reduzir em 6,3% o número de crimes violentos letais intencionais no ano de 2015, se comparado com o ano de 2014, parando uma sequência que só vinha aumentando na última década. O nosso resultado supera, inclusive, o previsto pelo Ministério da Justiça que pactuou com os estados uma redução de 5% ao ano até 2018”, disse Kalina Leite.