adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Número de homicídios caiu 10% este ano em todo Estado

A secretária estadual de Segurança Pública, Kalina Leite, disse que os dados do Fórum de Segurança que colocam o Rio Grande do Norte na posição de terceiro estado mais violento do país "é muito preocupante”, mas fez algumas ressalvas. “Temos de reconhecer que avanços ocorreram."A gente está trabalhando para melhorar esses indicadores, que já vão aparecer em 2016", afirmou a secretária.

Como a pesquisa foi feita em cima de ocorrências criminais do ano de 2014, a secretária informou que os índices de criminalidade e, principalmente, de homicídios vêm diminuindo este ano.  Levantamento da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed) aponta que, nos primeiros nove meses deste ano, o número de crimes violentos letais intencionais (CVLIs) no Estado teve uma redução de 10,14% se comparado ao mesmo período do ano passado.

Os dados foram apresentados na terça-feira passada, durante reunião da Câmara Técnica de Mapeamento dos CVLIs, na Escola de Governo. O número de CVLIs chegou a 1.194 até 30 de setembro deste ano. De acordo com o coordenador de estatística e análise criminal da Sesed, Ivênio Hermes, a redução só está sendo possível graças ao uso da estatística para identificar as manchas criminais do Estado, criando prognósticos sobre onde a violência é predominante.

“Com os dados divulgados, cada ente faz sua política macro. Só a segurança pública não consegue mais reduzir índices, pois não temos efetivo. O que conseguimos é planejar e criar mapas sobre os eventos”, ressaltou. Segundo Ivênio Hermes, a diminuição dos índices de criminalidade nos próximos anos dependerá de um incremento na estrutura da segurança – principalmente na força policial. “Apesar de termos a análise criminal e ferramentas de inteligência, precisamos que o Tribunal de Contas do Estado flexibilize a lei de responsabilidade fiscal para contratarmos mais policiais. Hoje, trabalhamos contingenciando situações e tentando nos adiantar ao máximo, mas há limites”, pontuou.