adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

8 de março: Estado se articula pelos direitos da Mulher

As teorias divergem quanto à origem do Dia da Mulher: algumas dizem que a data marca o dia em que trabalhadoras morreram em uma fábrica em Nova York lutando por melhores condições de trabalho; outras, que o dia veio depois de uma série de manifestações na Europa e nos EUA em prol dos direitos femininos.


O importante é que a data abre espaço para discussão de temas que podem modificar a situação atual das mulheres potiguares. Esse, inclusive, é o objetivo da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, recém-criada pela atual gestão do Governo do RN. O órgão objetiva organizar um plano de trabalho para instituir políticas e ações relacionadas ao sexo feminino no âmbito estadual. 


Entre as prioridades elencadas pela equipe para os primeiros seis meses de gestão da Secretaria estão iniciar o processo de instalação da Casa da Mulher Brasileira no RN, a realização da Conferência Estadual de Política para as Mulheres e a ampliação dos horários de funcionamento das Delegacias das Mulheres. 


 “Queremos implantar políticas de sustentação e enfrentamento as situações de violência doméstica, assistência à saúde, participação nos espaços de poder e decisão do estado, de trabalho e qualificação das mulheres do campo e das cidades, jovens, negras e quilombolas, para promover a autonomia e melhorar sua qualidade de vida”, explicou a Secretária Maria Tereza Freire da Costa. A nova secretaria funciona na Avenida Hermes da Fonseca, 1009, Tirol e em breve disponibilizará telefones para atendimento.