adepolrn@gmail.com (84) 3202.9443

Aprovado projeto que contempla delegados de polĂ­cia

Aprovado projeto que contempla delegados de polícia

O Plenário aprovou, na sessão ordinária desta terça-feira, 5, em segunda votação, nominal, por 35 votos, Proposta de Emenda Constitucional que altera o art. 123 da Carta Estadual, ao equiparar os delegados com membros de carreira jurídica. A proposta, de autoria do líder do Governo, Helder Valin (PSDB), recebeu parecer favorável do relator Helio de Sousa (DEM).

A mudança determina que os delegados da Polícia Civil passam a ter sua carreira equivalente, para todos os fins, a de outras categorias jurídicas do Estado. Também informa o texto que à Polícia Civil incumbe as funções de Polícia Judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares e as de competência da União.

O presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de Goiás (Sindepol), Wilson Luís Vieira, afirmou que a categoria possuía equivalência às demais carreiras jurídicas até 1988. A Constituição não acolheu a determinação anterior, de acordo com o sindicalista.

"Hoje, há uma movimentação dos delegados de polícia para que a Constituição Federal reconheça a categoria dentro das demais carreiras jurídicas. É um movimento de baixo para cima. Já é desta maneira nos Estados do Piauí, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará e, agora, em Goiás", afirmou.

Wilson Luís Vieira disse que a alteração vai permitir que os delegados tenham as mesmas garantias das demais carreiras do Judiciário, como a inamovibilidade e irredutibilidade dos vencimentos. "Na prática, teremos equivalência em relação a outras categorias, como os magistrados e promotores", disse o sindicalista.

Fonte: http://www.assembleia.go.gov.br/index.php?p=pg_noticia&id=46191